Terra 2050: um olhar para o futuro

Quem aqui nunca tentou imaginar o que o futuro nos reserva? Pessoas comuns devem projetar um mês ou até um ano adiante, mas futurologistas tentam prever o destino da humanidade como um todo, pensam em décadas ou séculos a frente. A Kaspersky Lab decidiu fazer isso também.

Seus especialistas do GReAT e futurologistas se uniram para fazer algumas previsões e as apresentaram no Mobile World Congress 2017 em Barcelona como parte do Projeto Terra 2050. Não foi a primeira vez que nossa equipe se meteu a prever o futuro, e muitas das previsões anteriores de fato ocorreram. Mas essas são muito especiais, e logo você entenderá o porquê.

Então, qual será a cara do mundo nas próximas décadas?

Quem aqui nunca tentou imaginar o que o futuro nos reserva? Pessoas comuns devem projetar um mês ou até um ano adiante, mas futurologistas tentam prever o destino da humanidade como um todo, pensam em décadas ou séculos a frente. Na Kaspersky Lab, decidimos fazer isso também.
Earth-2050: A glimpse into the futureNossos especialistas do GReAT e futurologistas se uniram para fazer algumas previsões e as apresentaram no Mobile World Congress 2017 em Barcelona como parte do Projeto Terra 2050. Não foi a primeira vez que nossa equipe se meteu a prever o futuro, e muitas das previsões anteriores de fato ocorreram. Mas essas são muito especiais, e logo você entenderá o porquê.

Então, qual será a cara do mundo nas próximas décadas?

Um dia na vida de um jovem médico

É 2050. Um jovem médico chamado Tomás dorme. Muito produtivo, colocou há anos um implante cerebral que o permite estudar enquanto dorme. Já fala sete línguas e está aprendendo a oitava. Ao acordar, saberá sessenta novas palavras e duas estruturas gramaticais.

Todavia, Tomás optou pela opção mais econômica, um curso de línguas gratuito com anúncios. Então, durante a noite quatro anúncios são transmitidos diretamente para seu cérebro. Ao acordar ele sentirá um desejo muito forte de ir até uma certa padaria.

Sua manhã é bem normal. Escova os dentes (mesmo em 2050 todo mundo ainda precisa escovar os dentes!), toma café da manhã, e lê as últimas notícias na internet. A casa dele parece um pouco estranha para os padrões atuais: sem telas para todos os lados. Tomás usa lentes de contato para navegar na internet, de modo que as imagens aparecem diretamente em seus olhos.

Depois do café da manhã, Tomás vai até seu carro e dá a partida com um gesto graças a um chip implantado em sua mão. O chip armazena suas senhas e outros dados de autenticação. O carro saúda o dono com a rota para o trabalho de prontidão (que hoje inclui uma parada rápida na padaria).

Na estrada, fala com uma amiga com o auxílio das lentes de contato. Ela diz gostar do novo corte de cabelo e barba. Contudo, ele não mudou sua aparência – apenas adicionou essas coisas em sua imagem virtual.

Depois de uma parada para o café, ele encontra Tomás-2 no escritório. Trata-se do assistente pessoal que auxilia Tomás a fazer seu trabalho. Ele já assinou alguns papéis para colaboradores e verificou se os robôs médicos mantiveram tudo sob controle. Todos os pacientes parecem bem, então o humano segue para a consultar com um novo paciente.

Tomás mora em Barcelona, mas seu primeiro paciente, Herr Müller, está em Munique. Eles se conectam por meio de um canal privado e protegido por meio das lentes de contato. Müller tem um robô médico doméstico que tira sangue e executa análises, enviando-os depois para Tomás, de modo que agora ele tem todos os dados para fazer seu trabalho.

No fim do expediente, Tomás procura seu merecido descanso. Ele vai a um parque antissocial – um local onde qualquer um pode se comportar como quiser e fazer o que quiser sem ser vistos. Hoje, Tomás é o Batman. Ele tem o exoesqueleto e precisa encontrar a saída do Asilo Arkham. Duas horas depois, deixa o parque cansado, porém satisfeito: chegou ao nível cinco antes de ficar difícil demais.

No caminho de casa, envia um comando de ativação para sua namorada, Tina. Ao chegar, ela o recebe com um sorriso, um beijo gentil e palavras calorosas. Mais uma vez, ele pensa sobre como ela parece real e como é fácil esquecer o fato de ser um robô humanoide. No fim, não estaria ele tornando-se um robô também com todos os seus implantes?

Tudo será diferente!

Muitos lerão essa história com um certo grau de ceticismo. Por exemplo, o futurologista Ian Pearson, que nos ajudou com o projeto Terra 2050, está certo de que não teremos um robô enfermeiro no futuro. Uma rede neural poderia substituir um médico, mas o trabalho de um enfermeiro é diferente: eles provem suporte emocional aos pacientes, difícil para um robô. Na verdade, ele pensa que a demanda por enfermeiros crescerá no futuro.

Ainda assim, Ian está certo de que por volta de 2030 veremos robôs com emoções – muito provavelmente, emoções super-humanas que meros humanos não conseguiriam entender facilmente. No fim, o futuro não está claro e todo mundo o interpreta de forma diferente, porém acabamos por concordar em algumas tendências gerais.

Anúncios transmitidos diretamente para o cérebro das pessoas – parece desagradável não é? Infelizmente, essa previsão é bem possível. Stefan Tanase, do GReAT, não tem dúvidas de que privacidade é parte importante da natureza humana. Contudo, desistimos dela de uma maneira ainda mais extensa já atualmente, em troca de vida digital e benefícios. É bem possível que com o tempo a noção de privacidade evapore. – e as pessoas não sentiram falta por não entenderem o que ela significa. O que você acha desse futuro?

Terra 2050: um futuro criado juntos!

No 2050.earth, estão publicadas previsões detalhadas feitas pelo GReAT e por futurologistas de diversos países para três momentos: 2030, 2040, 2050.Escolha uma cidade e veja o que os especialistas previram para ela e seus habitantes. Previsões podem ser organizadas por cidades, países ou o mundo.

Você pode concordar ou discordar de uma previsão curtindo ou não, ou ainda escrever suas próprias e ver quantas pessoas apoiam seu ponto de vista. Vá em 2050.earth e seja bem-vindo ao futuro!

Fonte: Kaspersky blog

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: