Android: 8.400 novos malwares surgem a cada dia

Os especialistas em segurança da G Data esperam cerca de 3,5 milhões de novos arquivos de malware para Android em 2017

Segundo informou a empresa de segurança G Data, cerca de 8,4 mil novos malwares para o sistema operacional Android são descobertos diariamente, o equivalente a um a cada 10 segundos. Porém, após um novo recorde negativo global de mais de 3,2 milhões de novos arquivos de malware para Android em 2016, o ano de 2017 teve um início bem mais lento em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior.

Ainda assim, até agora, são 750 mil novos malwares contados pela G Data no primeiro trimestre do ano, fazendo com que o risco de infecção em dispositivos com sistema Android seja bastante alto. O crescimento desse número deve acelerar e, ao todo, os especialistas em segurança da G Data esperam cerca de 3,5 milhões de novos arquivos de malware para Android em 2017.

Versão mais afetada

De todas as edições do Android, a Lollipop é a que mais possui malwares que a afetam, sendo alvo de 32% de todos os arquivos maliciosos. Em segundo lugar vem a Marshmallow, com 31,2% e em terceiro a KitKat, com 20%. Apesar de já bem difundida, a versão Nougat do sistema operacional é afetada por apenas 4,9% dos malwares, uma quantidade que deve crescer bastante durante o ano de 2017.

As falhas de segurança são não somente um problema constante com PCs que usam Windows

No setor mobile, a necessidade de atualizações em momentos certos está aumentando. As falhas de segurança são não somente um problema constante com PCs que usam Windows, mas também entre smartphones e tablets.

Como se proteger?

Evite clicar em links cuja procedência você não conhece, não abra arquivos recebidos de pessoas estranhas e não acesse conteúdos que parecem estranhos

A melhor maneira para evitar que o seu smartphone seja contaminado por algum malware é mantendo o seu sistema operacional sempre atualizado e, claro, dar preferência para versões mais novas do Android. Você também pode baixar um aplicativo de segurança. Esse app deve possui um sistema de varredura antivírus que busque cavalos de Troia e arquivos maliciosos, além de proteção contra phishing.

Mais importante do que tudo isso é tomar cuidado e ficar atento com o que pode ser uma ameaça disfarçada. Evite clicar em links cuja procedência você não conhece, não abra arquivos recebidos de pessoas estranhas e, mesmo entre quem você conhece, não acesse conteúdos que parecem estranhos por terem sido enviados por usuários específicos.

Fonte: Tecmundo

2 Responses to Android: 8.400 novos malwares surgem a cada dia

  1. Guto says:

    Olá Kiko, infelizmente uso Iphone e no IOS ainda não tem antivírus adequado como é o caso do Android que precisa mesmo de um antivírus efetivo pois é muito malware e vírus circulando entre jogos etc… Porém minha mãe tem um Moto G de primeira geração e portanto ela precisa de um Antivírus, particularmente eu testo sempre alguns até o momento eu estava usando o Norton pois havia comprado 10 licenças e uma delas estava no Celular dela, atualmente a licença está acabando e pretendo usar um outro mas ainda não decidi qual usar… Sempre tem que pesquisar qual é o mais adequado atualmente, fugindo um pouco dos japoneses ou chineses tipo CM Security e Qihoo acho que o Avast hoje seria uma boa opção e tb tem o Sophos que é bem completinho e já testei ele parece ser bom… Faça um teste vc com vários antivirus baixa e veja qual se adapta melhor sendo fácil entendimento e acompanhe os testes da AV Comparatives enfim dá uma pesquisada na internet mas recomendo que use mesmo um antivirus pois é muito importante já que no Android é difícil ficar sem pegar um bichinho… Eu acho que irei dar uma chance ao Sophos no Cel dela pois ele te melhorado muito…

  2. Kiko says:

    Boa tarde a todos do blog. A pauta acima trata-se do Android e as pragas digitais que o sistema esta sujeito nos dias atuais. Eu por exemplo sou usuário do Windows Phone 8.1 e pegunto a vocês se realmente o WP 8.1 é imune a malware, virus pois pesquisei muito na internet e só li artigos dizendo que o WP não pega vírus pois não lê arquivos .EXE e que é por isto que não existe antivírus para ele no mercado.
    Por exemplo; eu não baixo nada do WindowsStore e somente uso o portátil para falar e navegar na web, e as vezes uso o mesmo como roteador.
    E gostaria de saber qual a opinião de vocês quanto a este assunto pois me preocupo muito sobre isto pois na atualidade tem virus pra tudo que é lado…
    Ficarei muito agradecido se alguém puder me esclarecer esta questão pois acho que todos os usuários do WP tem esta mesma dúvida que eu.
    Obrigado.
    Kiko

%d blogueiros gostam disto: