Alerta: uTorrent está distribuindo malware

O uTorrent é um dos melhores clientes de torrents para Windows, MacOS e também Android. É simples, leve e extremamente eficiente no download de arquivos distribuídos pelo protocolo P2P BiTorrent.

Recentemente descobriu-se que esta ferramenta está sendo usada para distribuição de malware. Assim. caso você tenha o uTorrent instalado no seu PC é melhor desinstalá-lo.

O protocolo BitTorrent é um dos mais eficientes e flexíveis no que se refere ao download de arquivos. Ao contrário de outros protocolos, o conceito do protocolo BitTorrent está baseado no download simultâneo de partes do arquivo, a partir de outros usuários que já possuam esse dado. Como cliente de torrents o uTorrent é sem dúvida um dos mais populares só que este software vem sendo usado para distribuição de malware.

De acordo com várias fontes, uma publicidade que vem aparecente junto dessa ferramenta está fazendo uso do SWF/Meadgive, um exploit que explora vulnerabilidades do Adobe Flash e que em seguida instala software malicioso.

Assim caso você tenha o uTorrent instalado, recomendamos que faça a desisntalação do mesmo e em seguida um escaneamento do sistema para verificar a presença de algum com código malicioso.

Quais as alternativas?

Neste segmento existem boas ferramentas. Dentre elas destacam-se o QBittorrent, Transmission ou Deluge.

Agradecemos ao Paulo Sollo, amigo colaborador do seu micro seguro, pela referência a essa notícia.

Fonte: pplware 

4 Responses to Alerta: uTorrent está distribuindo malware

  1. José Pinheiro says:

    Caro Victor,

    Nesta data, a Avira já possuia um antídoto contra WannaCry, desde 13/05/17. Talvez fosse uma versão antiga das assinaturas de vírus. Contudo, a ausência de um módulo de comportameno mais sofisticado e a atualização por completo do software, ou seja, uma nova versão para usuários com licença acima de 1 ano se faz necessário no Avira, como é feito por outras empresas. Obrigado por responder.

    • Victor Hugo says:

      José Pinheiro,
      O que destaco é justamente a deficiência do Avira em termos de detecção por comportamento, já que no quesito assinaturas ele é um dos destaques dentre todas as soluções de segurança.

  2. José Pinheiro says:

    Caro Victor,

    Ótimo post e alerta. É verdade, pois caso algum hacker tenha partes do arquivo, pode haver a injeção de código malicioso. Aí, pode não haver antivirus bom.
    A propósito, como você analisa a nova função antiransomware do Avira Antivirus. Pode nos mandar alguma fonte de informação?

    Obrigado.

Deixa aqui o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: