Camuflado em apps, malware infectou milhões de Androids

Mais uma vez, uma enorme quantidade de donos de Androids foi afetada por softwares maliciosos escondidos na Google Play Store. De acordo com pesquisadores e especialistas da agência Check Point, entre 1 milhão e 4,2 milhões de downloads do malware foram realizados diretamente na loja oficial da Google.

No total, mais de 50 apps infectados já foram removidos da Play Store. Este malware, que está sendo chamado de ExpensiveWall, é apenas uma variação de outros arquivos maliciosos já vistos anteriormente. Desta vez, o nome foi dado em “homenagem” ao tipo de golpe aplicado às vítimas.

Modo de ação

Escondido em apps gratuitos (para downloads de papeis de parede, além de softwares de edição de imagens e vídeos), o ExpensiveWall faz com que os dispositivos afetados se conectem a serviços pagos ou então sejam responsáveis pelo envio de mensagens falsas — tudo isso às custas da vítima, é claro.

Reprodução/Check Point

De acordo com a CheckPoint, a Google foi notificada sobre o ExpensiveWall no começo de agosto. Logo em seguida, os apps foram removidos da Play Store. Porém, há a denúncia de que mais apps falsos com a mesma finalidade continuem sendo disseminados pela loja, ultrapassando até mesmo as fronteiras do “Play Protect”.

Ainda segundo a mesma fonte, é possível que os celulares que realizaram os downloads dos apps infectados ainda estejam vulneráveis, mesmo que os aplicativos tenham sido excluídos.

Fonte: Tecmundo

One Response to Camuflado em apps, malware infectou milhões de Androids

  1. Sergio says:

    Para evitar problemas futuros no Android, aqui eu utilizo o Panda. É super leve, tanto quanto sua versão de desktop.

%d blogueiros gostam disto: