Microsoft corrige falha grave de segurança no WiFi com WPA 2

Na manhã desta segunda-feira (16), a notícia de que a encriptação WPA e WPA 2 utilizada em redes WiFi seria facilmente explorada por cibercriminosos aumentou o nível de preocupação no mundo da cibersegurança. Felizmente, a Microsoft anunciou um pacote de atualização para atacar esse problema nos sistemas Windows.

“Soltamos uma atualização de segurança para resolver este problema. Os consumidores que atualizarem o sistema, ou possuem as atualizações ativadas de maneira automática, estarão protegidos. Nós continuaremos encorajando nossos consumidores para ligarem as atualizações automáticas, isso ajudará a mantê-los seguros”, comentou um porta-voz da Microsoft.

Outros sistemas

Apesar de ter foco maior no Android — 41% dos dispositivos com o sistema da Google estariam vulneráveis a esse ataque, algo considerado “especialmente devastador” pelos especialistas —, a falha está presente nas criptografias WPA e WPA2, ou seja, gadgets com Windows, macOS, iOS e outros sistemas baseados no Linux também estão sujeitos a sofrer as consequências dela.

De acordo com especialistas de segurança, os dispositivos Android e Linux podem ser os mais afetados. A Google prometeu uma atualização que corrige a brecha para as próximas semanas — e os aparelhos Google Pixel serão os primeiros a receberem.

A Apple ainda não comentou sobre o caso, desde a vulnerabilidade no macOS e iOS até uma possível atualização de emergência.

Já a Wi-Fi Alliance, rede responsável pela tecnologia WiFi utilizada nos dispositivos ao redor do mundo, comentou que o problema pode ser resolvido por “atualizações de software disponibilizadas pelas fabricantes, e que a ‘indústria Wi-Fi’ já começou a disponibilizar pacotes de atualização”.

No PC onde tenho instalado uma distribuição Linux (Mint, XFCE), foi liberada hoje mesmo uma atualização de segurança para correção dessa falha de segurança aqui relatada.

Fonte: Tecmundo

One Response to Microsoft corrige falha grave de segurança no WiFi com WPA 2

%d blogueiros gostam disto: