Milhões de PCs são usados como mineradores criptomoeda sem consentimento

De acordo com informações recentes, mais de 500 milhões de PCs estão sendo usados para mineração de Bitcoin e outras moedas virtuais sem o consentimento dos usuários.

Segundo a pesquisa realizada pela AdGuard, desenvolvedora do bloqueador de anúncios com o mesmo nome, ela encontrou 220 sites populares que utilizam os PCs dos visitantes para mineração das moedas virtuais sem o seu consentimento.

Os sites fazem isso executando scripts como o CoinHive em segundo plano quando os usuários visitam os sites.

O maior número de PCs infectados com este tipo de script está nos Estados Unidos. A índia fica em segundo lugar, seguida pela Rússia e pelo Brasil.

Depois de infectar o computador, o script passa a utilizar o processador do computador do usuário para mineração de Bitcoin e outras moedas virtuais. Com isso o PC acaba ficando lento, já que seus recursos estão sendo utilizados pelo script.

Os pesquisadores encontraram o script em sites com reputação “questionável”, mas no futuro é bem possível que este tipo de coisa se torne uma forma comum de fazer dinheiro na Web.

O CoinHive foi lançado em 14 de setembro e embora sua presença em 220 sites pareça algo pequeno, o crescimento no seu uso foi bem rápido.

Bloqueadores de anúncios como o próprio AdGuard e o Adblock Plus já são capazes de detectar e bloquear o CoinHive. Alguns softwares antivírus, como o Bitdefender Free na imagem abaixo, também são capazes de detectá-lo e removê-lo do computador.

Agradecemos ao Igor, colaborador amigo do seu micro seguro, pela referência a essa notícia.

Fonte: Baboo

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: