App promete ser mais eficaz que pílula anticoncepcional

Os criadores do aplicativo chamado Natural Cycles – que serve para manter controle do ciclo menstrual das mulheres – afirmam que sua eficácia para impedir a gravidez é maior do que a das tradicionais pílulas anticoncepcionais.

Essa informação surgiu a partir de um estudo feito sobre o uso do aplicativo para prevenir a concepção. Um total 22.785 mulheres testou o sistema, que monitorou 224.563 ciclos menstruais e o resultado foi surpreendente: caso utilizado impecavelmente conforme as instruções, o programa tem uma taxa de contracepção de 99%, enquanto pílulas anticoncepcionais têm apenas 91%.

Controle de temperatura

Tendo o controle dessas informações, o aplicativo consegue informar para a mulher quando não há risco de engravidar

O aplicativo foi criado por Elina Berglund, ex-física de particular do CERN – a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear – e codescobridora do bóson de Higgs e seu marido Raoul Scherwitzl. Para funcionar, ele usa informações de um termômetro especial para calcular o momento que é seguro fazer sexo sem proteção e sem risco de engravidar.

Isso é possível devido ao aumento dos níveis de progesterona após a ovulação, o que torna os corpos das mulheres até 0,45 graus Celsius mais quentes que durante o resto do ciclo. Tendo o controle dessas informações, o aplicativo consegue informar para a mulher quando não há risco de engravidar. Ele mantém um calendário organizado de acordo com esses dados e informa à mulher tudo sobre seu ciclo menstrual.

Altos níveis de proteção

O aplicativo foi considerado eficaz até quando não é usado à risca, com sua taxa de contracepção caindo de 99% para 93% – ainda assim mais confiável que a pílula. O Natural Cycles foi o primeiro aplicativo aprovado como forma de contracepção na União Europeia e agora a empresa responsável pelo serviço busca autorização no resto do mundo para ser considerado um método legítimo para evitar a gravidez.

Com esse novo estudo, que atende às exigências dos órgãos reguladores norte-americanos, o Natural Cycles pode ser aprovado como forma de contracepção também nos Estados Unidos, significando um salto enorme na busca por métodos menos invasivos e perigosos para mulheres evitarem a gravidez.

Fonte: Tecmundo

 

Deixa aqui o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: