Como proteger seu cartão de crédito no mundo on line

A praticidade das transações realizadas online trouxe consigo uma série de cuidados extras que são necessários a quem costuma usar cartão de crédito para realizar compras via web. Embora cada vez mais os brasileiros estejam usando a internet para adquirir bens e serviços, como indica pesquisa recente realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), ainda existe muito receio em torno da segurança envolvendo as transações.
Segundo a mesma pesquisa, apenas 20% dos consumidores de e-commerce se sentem seguros fazer compras via internet.

Cuidados básicos envolvendo compras online

  • A princípio, é necessário se atentar a uma sequência de preocupações essenciais que precisam se tornar habituais. Seguir esses pontos básicos já garante proteção aos casos de fraudes mais comuns envolvendo clonagem de cartão ou delitos similares.
  • Dê preferência ao uso de cartão de crédito. O uso cartão de débito não garante o mesmo nível de prevenção contra golpes e proteção na hora de efetivar as transações online.
  • Saiba identificar sites seguros para se comprar. É possível identificar as páginas com conexão segura quando o protocolo HTTP, no início da barra de endereços, no canto superior esquerdo da tela está verde.
  • De modo algum deixe informações sobre o cartão de crédito salvas no email ou em redes sociais, ainda que estejam em campos acessíveis apenas a você.
  • Mantenha o antivírus do celular e do computador atualizado e evite fazer transações em conexões de internet de lugares públicos, como cafés, shoppings etc.

Além de ter esses cuidados, é possível investir em um plano mais elaborado de segurança. Hoje em dia, você consegue adquirir proteção adicional junto a administradoras do cartão de crédito. O Mastercard SecureCode, por exemplo, é uma proteção adicional para manter transações seguras e privadas. Por meio do serviço, o portador do cartão conta com um código privado para realizar a compra, o qual funciona como uma camada adicional de segurança, já que apenas você e a instituição financeira têm conhecimento dele. A Visa possui um sistema de segurança próprio também, no qual confirma o pedido enviando um PIN para o celular do dono do cartão segundos após a compra, a fim de legitimar a transação.

Considere reservar cartões apenas para transações online

Para quem precisa realizar constantemente transações via internet, uma alternativa interessante é separar o cartão de crédito convencional e realizar transações online com um cartão reservado unicamente para essa finalidade. O mercado de transações online já oferece alternativas como cartões com função pré-paga, que permite carregar previamente uma quantidade de dinheiro específica capaz de suprir as necessidades.

Outras instituições financeiras também operam com cartões de crédito virtuais. Nesse modelo, o número, o limite e a data de validade são temporários. Isso significa que, em uma eventual publicação das informações privadas, a volatilidade que caracteriza o serviço pode proteger o usuário de maiores consequências.

Por fim, falando justamente em navegador, não deixe de conferir as configurações do seu browser, sobretudo a função de autopreenchimento, que pode acabar liberando dados salvos anteriormente do seu cartão. Para fazer isso, vá em configurações, selecione a opção “Avançado”, em seguida “senhas e formulários” e então desative a opção de preenchimento automático.

Fonte: Tecmundo

Deixa aqui o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: