Cuidar bem das suas senhas: Fundamental, sabe por que?

Há algumas semanas, talvez você tenha visto algumas notícias preocupantes: pesquisadores analisaram cada cantinho da dark web e encontraram uma coletânea secreta com 1,4 bilhão de logins e senhas violados.

É isso mesmo: 1,4 BILHÃO. Seus dados de acesso podem estar entre eles e, caso você use a mesma senha para várias contas, você está desprotegido contra os hackers. Há anos os usuários encontram dificuldades para administrar suas senhas, então – digamos – que já passou da hora de melhorar sua segurança online.

O que aconteceu?

A descoberta da semana passada é um alerta para todos que usam a Internet e enfrentam dificuldades para administrar suas senhas online. O banco de dados de 41 GB foi encontrado em um fórum clandestino. Além disso, pacotes com logins/senhas foram armazenados em texto simples para que os hackers possam facilmente encontrar o que procuram.

De acordo com a análise feita até o momento, a maioria das senhas violadas é verdadeira e foi obtida por meio de centenas de violações de dados de sites como o LinkedIn, MySpace, Last.FM, e Netflix. Muitos nomes de usuários e senhas podem ser antigos, talvez de sites e serviços que você nem use mais. Mas, considerando que os usuários geralmente usam as mesmas senhas em diversas contas, ainda assim elas podem ser muito valiosas para os hackers, possibilitando violações de contas em uso.

Resumindo, o banco de dados fornece aos cibercriminosos uma forma rápida de realizar fraudes e roubar identidades.

O problema com as senhas

A descoberta evidenciou um problema de longo prazo com as senhas. Elas foram muito úteis nos primórdios da Internet, quando só precisávamos lembrar de uma ou duas senhas. Mas tudo mudou. Há dez anos, a Microsoft notou que um usuário da internet tinha cerca tinha 25 contas online. Esse número deve ter crescido absurdamente.

Cerca de 80% dos americanos fazem compras pela internet e não pensamos duas vezes antes de criar uma nova conta online. Afinal, salvar nossas informações nestas contas torna nossas vidas mais fáceis, certo? A resposta é sim até sua conta ser hackeada e suas informações de pagamento serem roubadas.

Bom, mas o que pode ser feito?

Como tornar a vida mais fácil… e mais segura

Felizmente, há uma solução: use um administrador de senhas. Ele ajuda a gerar senhas muito seguras, exclusivas e difíceis de usar para cada uma das suas contas online. Além disso, a ferramenta:

• Armazena e insere seus dados de acesso com segurança para que possa acessar a conta quando navega na web, ou seja, você não precisa se lembrar delas;

• Fornece uma maneira fácil de mudar senhas. Se já usou mais de uma vez ou alguma informação vazou ou foi roubada, o Password Manager da Trend Micro, por exemplo, pode te ajudar a atualizar todas as suas contas com senhas fortes e exclusivas;

• Agiliza e facilita a administração de suas senhas em qualquer local, em qualquer dispositivo ou navegador, incluindo um Mac – e pode ser aberto com um simples toque em dispositivos Android e iOS;

• Te ajuda a importar as senhas salvas em seu navegador, que não é um lugar seguro;

• Identifica e reporta senhas fracas;

Não importa o quão bem você acha que protegeu a sua vida digital, as organizações com as quais você interage online continuam a ser violadas, expondo seus logins no processo. Os administradores de senha devolvem o controle da situação para que você possa economizar tempo (e memória!) para fazer o que realmente importa na vida. Guardar senhas, definitivamente, não precisa ser uma delas.

Fonte: IDG Now!

8 Responses to Cuidar bem das suas senhas: Fundamental, sabe por que?

  1. Marco Aurelip says:

    Nos últimos três meses estou tendo sérios problemas com minhas senhas no OUTLOOK.COM, nestes últimos três meses já troquei minha senha umas quatro vezes e ela é descoberta e olha que eu uso 16 caracteres diversificados entre letras maiúsculas minúsculas números e caracteres especiais, já formatei o meu computador com configurações em máxima segurança,
    já troque de navegador e também nada adiantou, a mesma coisa não acontece com meu e-mail do YAHOO.

  2. Guto says:

    neste link abaixo no site da Emsisoft mostra os melhores gerenciadores de senhas e fala a respeito de como gerenciar as suas senhas é bem completo… Sò ir na página e mandar traduzí-la com o google chrome clicando nela e selecionando traduzir página terá uma grande ajuda em entender sobre senhas..

    https://blog.emsisoft.com/2018/01/23/how-to-create-manage-store-passwords/

  3. Seu post caiu como uma luva porque nesta semana descobri um site que mostra em que redes estou cadastrado só colocando meu e-mail. Deveria ter várias senhas, mas não faço. Achando que nunca vão me pegar…

    • Victor Hugo says:

      Felipe,
      Uma boa medida para gerenciamento de senhas é adotar soluções como o LastPass.

      • Sergio says:

        Victor,

        aqui eu uso o software: Kaspersky Password Manager. Gratuito e estou gostando muito.

        Abraço

      • Victor Hugo says:

        Sérgio,
        O Kaspersky Password Manager é também um ótimo gerenciador de senhas. Anteriormente eu me referi ao LastPass apenas como um exemplo, pois neste segmento existem ótimas opções.

        Abraço

  4. José Nunes says:

    Caro amigo Victor,
    Como podemos saber se a nossa senha está inclusa. Há algum software ou link para verificar isso? Caso afirmativo, por favor, disponibilize para nós. Obrigado pelo post.

    • Victor Hugo says:

      Caro José Nunes,

      Você pode verificar se o seu e-mail foi ou não vítima de ataque virtual a muitos dos sites que foram alvos dos cibercriminosos nos últimos anos ao informar o seu endereço eletrônico neste site (totalmente seguro):

      https://haveibeenpwned.com

      Abraço!

%d blogueiros gostam disto: