Alguns antivírus apresentam incompatibilidades com o Firefox
29/06/2018 4 Comentários
A Mozilla emitiu um comunicado nesta quinta-feira (28) para alertar sobre problemas encontrados por vários usuários, ao utilizarem alguns antivírus. Entre eles estão os populares AVG e Avast, que estão entrando em conflito com uma atualização de segurança do Firefox e causando a perda de conexão às páginas seguras de produtos da Google, a exemplo do Gmail.
De acordo com a Mozilla, essa questão tem a ver com a maneira como o Avast e o AVG verificam o tráfego HTTPS antes de entregá-lo ao browser. “Os produtos Avast e AVG podem não estar prontos para a especificação TLS 1.3 mais recentes e seguros usados nas versões mais novas do Firefox. Como resultado, os usuários podem ver páginas de erro intermitentes com falha na conexão segura em sites como o Google e outros”, relata o site da empresa.
Isso também estaria afetando outros antivírus, como o ESET e o NOD32. O Avast já adiantou que está ciente desse inconveniente e está trabalhando em um update que deve ser distribuído nas próximas 24. Outros utilitários que vêm apresentando algo semelhante devem fazer o mesmo em breve.
Enquanto isso, para driblar esse bloqueio no Avast e no AVG, é preciso abrir os aplicativos e desativar a caixa “Enable HTTPS Scanning” nas configurações, a partir da seção “Web Shield”, que fica em “Customize”, dentro de “Components”.
Agradecemos ao Igor, colaborador amigo do seu micro seguro, pela referência a essa notícia.
Caro amigo Victor,
É uma pena, pois isto já está acontecendo por um período muito longo. Ou a Google está lenta ou a Mozilla muito rápida nas atualizações de segurança! Entre as duas, em questão de segurança, fico com a Kaspersky.
José Pinheiro,
Na minha opinião o problema é que a Kaspersky vem sendo rápida na atualização de seus parâmetros para o navegador Chrome. E isso não acontece com o Firefox.
Na minha opinião é uma questão de visão do que é prioritário e o que não é para a Kaspersky.
Abraço.
Caro amigo Victor,
Eu tenho o KIS e o problema com o Firefox é que o ícone do analisador de segurança de sites do Kaspersky Protection não aparece ao lado dos links. Quando uso o Chrome não há este problema.
Caro José Pinheiro,
É uma dificuldade da Kaspersky de acompanhar com mais rapidez as atualizações lançadas para no navegador Mozilla tornando seus recursos compatíveis com esse browser, como você pode ler neste link:
https://forum.kaspersky.com/index.php?/topic/247647-kaspersky-and-mozilla/
Abraço!