Firefox: Privacidade vira prioridade número 1

O navegador Firefox, da Mozilla, quer se posicionar como a principal solução para usuários manterem o anonimato na internet graças à tecnologia de “proteção de rastreamento”.

O Firefox tem lutado nos últimos anos com o advento do Google Chrome se tornando o navegador mais usado. O lançamento do Firefox 57 em 2017 trouxe a primeira versão “Quantum”, que tornou possível bloquear certos softwares de sites que acompanham seus movimentos na web.

“Em um futuro próximo, o Firefox protegerá os usuários, por padrão, bloqueando o rastreamento e oferecendo um conjunto claro de controles para prover aos usuários mais opções sobre as informações que compartilham com os sites”, escreveu Nick Nguyen, vice-presidente do Firefox, em post publicado no blog da empresa na última semana.

A iniciativa beneficiará os usuários, aumentando sua privacidade, mas também poderá prejudicar o fluxo de renda de sites que dependem de anúncios para operar. Essa tendência de bloquear anúncios poderia levar a algumas mudanças de longo alcance na monetização de conteúdo na internet que ninguém consegue ver ainda um final.

Embora os detalhes de como essas proteções de rastreamento funcionem não tenham sido anunciados até o momento, já foi dito que haverá duas variações. Uma que desabilitará rastreadores que diminuam a velocidade dos sites. Outra que impedirá o rastreamento por terceiros.

O Firefox não é o primeiro navegador a criar medidas contra o rastreamento. O Safari, da Apple, estreou em 2017 o “Intelligent Tracking Protection”, ou ITP, adicionando o recurso às versões rodando tanto no macOS quanto no iOS. E a Apple reforçou o ITP nas novas edições que serão lançadas em setembro que virão com o macOS Mojave e o iOS 12, exceto todos os cookies de rastreamento de sites, a menos que o usuário tenha realmente interagido com o conteúdo da propaganda.

Outros navegadores menores, como o Epic e o Braveal, também bloqueiam alguns ou todos os elementos de acompanhamento de anúncios.

Fonte: IDGNow!

Deixa aqui o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: