Atualização problemática do Windows 10

w10_bugA grande atualização “October 2018” que a Microsoft vem trazendo para o Windows 10 desde o início do mês causou problemas para vários usuários, que registraram sumiço de arquivos. Em seguida, a própria companhia lançou um update cumulativo, justamente para corrigir isso. Mas, ao que parece, a solução não caiu bem para quem usa máquinas HP: diversos relatos na web afirmam que a instalação KB4462919 para Windows 10 v1803 tem causado a famosa “tela azul da morte” em PCs e laptops da HP.

Disponibilizada na última terça-feira (9/10), o que deveria ser uma solução tem causado um conflito com o arquivo C:\Windows\System32\drivers\HpqKbFiltr.sys, que é um driver para teclado e faz parte do software HP Quick Launch Buttons — ferramenta para configurar botões de início de programas no Windows.

De acordo com as reclamações de vários consumidores, quando o update KB4462919 começa a rodar nas máquinas HP elas travam e exibem o erro fatal com a mensagem “Seu PC teve um problema e precisa ser reiniciado”, junto do código WDF_VIOLATION. Algumas pessoas dizem que o próprio driver sumiu depois disso e há até quem tenha encontrado a falha também em produtos da Dell.

Como corrigir a WDF_VIOLATION nas máquinas HP?

Felizmente, o site Bleeping Computer encontrou uma forma de contornar essa situação, enquanto a Microsoft pausa novamente a distribuição dessa correção e investiga o que aconteceu. O jeito é deletar ou renomear o arquivo HpqKbFiltr.sys após o reinício do sistema.

Ao abrir o Windows 10 novamente, é preciso escolher a opção “Solução de Problemas”. Depois disso, siga em “Opções Avançadas” e em seguida “Prompt de Commando”. Assim é possível renomear o HpqKbFiltr.sys para HpqKbFiltr.bak e recomeçar normalmente o sistema. A gigante de Redmond ainda está trabalhando em mais um ajuste e a HP por enquanto não comentou esse problema.

Fonte: Tecmundo

2 Responses to Atualização problemática do Windows 10

  1. José Pinheiro says:

    Caro amigo Victor,

    Veja como as coisas são! Para o meu PC a atualização para a Build 1809 foi benéfica, pois corrigiu o problema para criar uma imagem do sistema, que antes eu não conseguia via Windows. O meu PC está rodando bem, com exceção do Edge, que não reproduz o vídeo de alguns sites, mas somente o áudio. A tela fica escura e o áudio prossegue. Já testei compatibilidade de codecs, desinstalando e reinstalando o K-Lite Mega, mas nada. Alguma sugestão? O interessante é que o Internet Explorer não reproduz este erro! Ainda bem que o Chrome e o Firefox estão rodando bem. Obrigado, desde já.

    • Sergio says:

      Aqui eu atualizei e o problema é que não aparece mais nenhuma informação de notificações na barra lateral. Como resolvi? Voltei para a versão anterior. Vou aguardar algum tempo para voltar para essa nova versão -bugada-.

%d blogueiros gostam disto: