Brasil: sofre com avalanche de ligações de Spam

O Brasil se tornou o país que mais sofre com ligações de spam realizadas por empresas de telemarketing em todo o mundo. Segundo dados da Truecaller, a Índia foi ultrapassada por uma avalanche: o Brasil teve um aumento de 81% nas ligações de spam em 2018.

A Truecaller afirma que as operadoras telefônicas são as maiores “spammers” do Brasil, realizando cerca de 33% das ligações indesejadas. Normalmente, as ligações são feitas no intuito de oferecer pacotes especiais para os clientes.

Os brasileiros receberam 37,5 chamadas de spam mensalmente em média, mais de uma por dia

Quando falamos sobre chamadas de telemarketing, estamos falando de 36% de todas as ligações de spam registradas pela TrueCaller. Um aumento brutal: esse número era de 12% em 2017.

“A tendência mais alarmante que vimos é que houve um aumento de chamadas fraudulentas: aumentando de 1% (ano passado) para 20% este ano! Golpes típicos incluem fraudadores que fingem cobrar dinheiro por motivos ilegítimos, por exemplo, alguém que liga para você e diz que sua eletricidade está prestes a ser desligada e você precisa transferir dinheiro imediatamente; outro golpe de tendência é o golpe de um anel, um número desconhecido (geralmente um número internacional) dá a você uma ligação perdida e quando você liga de volta, você recebe uma alta taxa por ligar para esse número”, comenta a TrueCaller. “Outro grande problema de chamadas de spam que o Brasil está enfrentando são chamadas incômodas (10%). Esses são tipos mais gerais de chamadas indesejadas e não solicitadas que são uma perturbação para os usuários ou, no mínimo, são chamadas de trotes e pior, assédio e falsas chamadas de sequestro”.

De acordo com a empresa, o aplicativo responsável contabilizou que os brasileiros receberam 37,5 chamadas de spam mensalmente em média, mais de uma por dia.

Fonte: Tecmundo

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: