Apps populares no Android ainda continuam compartilhando dados com o Facebook

Alguns aplicativos populares usados no sistema operacional Android continuam compartilhando sem consentimento dados de usuários com o Facebook. O objetivo é a criação de perfis para a personalização de anúncios. A informação é de uma pesquisa feita pela ONG Privacy International, que já havia identificado o problema em dezembro do ano passado – à época, a rede social afirmou que encerrou os compartilhamentos de dados.

De acordo com a pesquisa, os aplicativos do Android compartilham dados com o Facebook assim que o usuário entra na plataforma – entre os apps que ainda continuam com a prática estão a plataforma de ensino de idiomas Duolingo, o aplicativo de procura de emprego Indeed e algumas plataformas religiosas. A rede social também obtém dados de usuários que não estão logados no Facebook e até mesmo daqueles que não têm uma conta na rede social.

Não se sabe ao certo que tipos de dados são coletados. Entretanto, a ONG afirma que as informações permitem que o Facebook saiba qual aplicativo da empresa o usuário está usando, o que inclui o Messenger, o WhatsApp e o Instagram. A rede social também consegue saber quando o usuário abre um aplicativo em seu dispositivo. O Facebook não comentou o assunto.

Essa prática é ilegal de acordo com a lei de proteção de dados europeia, a GDPR, que entrou em vigor em maio do ano passado – as novas regras estabelecem que é necessário o consentimento dos usuários antes da coleta de dados pessoais. As empresas que transmitem dados sem permissão podem ser obrigadas a pagar uma multa de até 4% de seu faturamento.

O estudo inicial da Privacy International revelado em dezembro do ano passado analisou os 34 aplicativos mais populares utilizados no sistema operacional Android e descobriu que ao menos 20 deles compartilhavam dados com o Facebook sem a permissão dos usuários. A ONG afirmou que parte desses aplicativos não repassa mais dados ao Facebook.

Fonte: Estadão

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: