Comentários Gerais

Me chamo Victor Hugo e sou um verdadeiro apaixonado por informática e especialmente por tudo o que diz respeito à segurança da informação. O objetivo deste blog e dos vídeos postados no You Tube é conscientizar a todos da importância de se ter um computador devidamente protegido utilizando as ferramentas mais adequadas para isto. Todos os dias estou buscando novas informações e novidades e aqueles que acessarem este espaço poderão saber de tudo em primeira mão.

Essa página do seu micro seguro tem por objetivo também de promover a troca de ideias entre os seus usuários, experiências e dicas. Além disso também deseja ser um canal para esclarecimento de dúvidas a todos aqueles que acessam nosso site.

45.234 Responses to Comentários Gerais

  1. Marco Aurelio says:

    Olá amigo Victor!

    Victor eu estou tendo problemas com a minha internet, minha internet é de 4MB da vivo mas no teste de velocímetro está mostrando 3MB de download e 0,2MB de upload, será que meu problema está no meu roteador, sou meio leigo em roteadores e acho que está existindo muita diferença entre download e upload, será que o meu problema é de roteador, meu roteador é o original que a vivo instala, estão conectados neste roteador via WI FI um desktop PC mais três celulares, se eu trocar o roteador será que meu problema acaba, estou querendo comprar e instalar o roteador tp-link-tl-wr841nd-300mbps será que resolveria meu problema, a internet trava muito é tem muita lentidão as vezes, se tiver alguma dica de roteador bacana pode indicar pra mim, fica aberto se algum outro amigo leitor quiser dar dicas também.

    Tudo de bom para todos !

    • Victor Hugo says:

      Marco Aurélio,
      Os roteadores via de regra instalamos pelas operadoras apresentam uma qualidade inferior a outros no mercado.
      Mas independente desse fato, acredito que você deveria fazer valer junto à operadora a obrigação deles de te ofertar a velocidade previamente contratada. A velocidade do seu upload está baixa, o que certamente deve estar comprometendo a navegação na Internet.

      Abraço

      • Marco Aurelio says:

        Tem uma dica de algum roteador bacana ? A velocidade esta baixa na medição que fiz hoje mas geralmente esta dentro dos 4MB de download, o problema sempre é a diferença muito grande entre download e upload, quando usava outra operadora tinha o mesmo problema de diferenças muito grandes entre download e upload, acredito que um bom roteador precisa ser de no mínimo de duas antenas e 300MBs, meus roteadores são simples e sem antenas ( Antena interna ).

      • Celso says:

        Marco Aurélio, antes de vc comprar roteador ou tomar qualquer medida, vc tem que entrar em contato com a Vivo que eles enviam um técnico que vai medir a sua internet, verificar o seu roteador etc…

      • Celso says:

        Sobre a grande diferença entre a velocidade de download e upload é normal… A velocidade do upload é em média 25 a 30% a velocidade do download…

      • Celso says:

        Simplificando: A velocidade de download é em média 70 a 75% superior a velocidade de upload…

      • Marco Aurelio says:

        VLW amigos do seumicroseguro obrigado pelas dicas, fiquei contente quando a gente tem duvidas recorrer a amigos que conhecem e podem ajudar.

      • Celso says:

        Entenda porque a velocidade de download da internet é maior que a de upload

        https://www.minhaconexao.com.br/blog/entenda-porque-a-velocidade-de-download-da-internet-e-maior-que-a-de-upload/

  2. Igor says:

    Windows Sandbox!

    hXXps://www.baboo.com.br/windows-10/windows-sandbox-permite-a-execucao-de-aplicativos-em-um-ambiente-isolado-no-sistema-operacional/

    Vamos aguardar os testes para ver se nada vai vazar…

  3. Henrique - RJ says:

    Senhores

    Alguém poderia fazer os testes ( são seguros ) deste site da Sophos aí em baixo e dizer se algum deixou de ser detectado pelo antivírus que está usando ?

    Aqui no Linux, só o do EICAR em html foi detectado no cache do Firefox que era exatamente o que eu andava procurando porque os do wicar.org deixaram de funcionar.

    sophostest.com

    • Henrique - RJ says:

      Voltei a usar o Sophos versão free no Linux dos dois PCs.

      • Henrique - RJ says:

        Uma imagem da detecção do Sophos em um dos PCs com Linux ( Kubuntu 14.04 trusty ) a partir do cache do Firefox que certos antivírus nem detectam nesse cache.

      • Matheus says:

        Henrique – RJ,

        Testei o CIS com o Sophos HIPS Test e o Eicar.

        CIS v11.0.0.6728 Proactive Security Sandbox desativada, HIPS ativado: HIPS alertou para execução do sophos_hips_test.exe e alertou para tentativa do sophos_hips_test.exe de criação de um arquivo Eicar.

        Sandbox ativada: sophos_hips_test.exe virtualizado ou bloqueado.

        O Eicar foi detectado pelo módulo Antivírus.

    • Henrique - RJ says:

      Matheus

      Me perdoe pela minha demora, o blog aqui não me mandou a tua resposta pelo meu email.

      Te agradeço pelo teste que fez.

      No Clube do Hardware também testaram com o KIS que não detectou nada com esse ” HIPS test ” e um tal de ” PDF test “. Só no do HIPS é que o KIS entrou em loop ( bug ) quando foi executado pelo desktop.

      Assim fico sabendo que não é falta de eficácia do Sophos free aqui no Linux pois ele já não detecta phishings, mineradores, PUAs e adwares em modo on-access. Só em modo on-demand ( escaneamento executado manualmente ) é que detecta PUAs e por heurística se configurado com os parâmetros ” -pua ” e ” -suspicious ” no terminal de comandos.

      Muito obrigado.

      Feliz ano novo com temperança.

      • Matheus says:

        Henrique – RJ,

        Acabei de testar com o PDF Test e no primeiro Link o PDF é aberto com a frase “This is a Sandbox test”. Verifiquei os processos ativos com o Process Explorer e o KillSwitch do Comodo e nada foi encontrado. Talvez o teste só sirva para verificar se o Sophos Sandstorm está ativado, conforme a descrição no site. Isso é reforçado pelo fato do Kaspersky também nada ter alertado ou bloqueado nesse teste.

        Já no segundo teste, ao descompactá-lo e executar o arquivo .js, este é bloqueado/virtualizado pela Sandbox do Comodo e o HIPS também alerta para sua execução, emitindo alertas de modificação no registro por parte do .js posteriormente (em torno de uns 10 alertas). Feliz ano novo para você também.

      • Henrique - RJ says:

        Matheus

        O Sophos aqui no Linux não tem detecção por comportamento e por isso esse teste do HIPS não se aplica aqui.

        Mas não tenha mais trabalho com isso a não ser que queira pois já deu para eu ter uma ideia do que o programa oferece aqui.

        Ele até checa na nuvem coisas desconhecidas aqui no Linux ( chama de ” live protection ” ou coisa parecida ) o que me parece interessante ter isso nesse sistema além do on-access que não se encontra tão fácil nos antivírus.

        Obrigado mais uma vez.

      • Matheus says:

        Henrique – RJ,

        Acredito que os testes que o CIS seja capaz de interceptar/bloquear eu já testei, quanto aos demais referentes a Phishing ou bloqueio de conteúdo inapropriado, o CIS não oferece esse tipo de proteção, ou no caso de Phishing o Filtro Web acaba sendo abaixo da média.

        Interessante esse Sophos para Linux, me recordo que já algum tempo o Melih comentou que iriam reviver o Comodo Antivírus para Linux (não é atualizado faz séculos) e talvez até incluir Sandbox (este último nem sei se é possível, pois nunca ouvi falar de Sandbox para o Linux).

      • Henrique - RJ says:

        Matheus

        Eu já usei o Comodo no Linux mas me deu um trabalhão, tive que usar até um patch japonês para resolver uns trecos nele.

        É bacana, ele tem interface gráfica bonita enquanto que o Sophos free hoje não tem ( é tudo no terminal ).

        O Comodo tem detecção on-access mas não escaneia o cache do Firefox.como o Sophos. Sandbox no Linux não se aplica pois esse sistema é diferente.

        Se o Melih resolvesse os problemas do Comodo no Linux eu ainda não o usaria por falta do escaneamento do cache do Firefox.

        O Comodo não foi totalmente abandonado pois ele continua atualizando sua base de assinaturas de vírus todos os dias.

        Hoje só uso Linux em dois PCs e o Sophos free, do jeito que está, já me atende bem e não preciso pagar nada por isso.

      • Matheus says:

        Henrique – RJ,

        Mas esse Comodo Antivírus para Linux não tinha um web filter de verdade? Ou era um filtro de email, não recordo bem.

        E acho que o Melih não tinha usado exatamente a palavra Sandbox, mas me recordo que em um post dele no Fórum da Comodo já faz muito tempo, informava que estavam planejando algo para o Comodo Antivírus no Linux e que não seria só um Antivírus mas incluiria outras camadas de proteção (não sei se existe algo para lidar com os zero day no Linux, apesar de muito raros com certeza existem).

        Talvez até já tenha desistido da ideia, pois o foco da Comodo sempre foi a segurança para o mercado empresarial onde geralmente se usa Windows, ao ponto de lançarem serviços de segurança com função semelhante concorrendo consigo mesma (Contando com o DNS gratuito, a Comodo tem uns 4 serviços de DNS).

      • Henrique - RJ says:

        Matheus

        Comodo no Linux não tem web filter, acho que nenhum antivírus para essa plataforma tem isso, não lembro ( não sei os pagos ). Filtro de email o Sophos tem mas achei bem complicado configurar ele e nem tentei ( tudo por terminal de comandos ). O Comodo parece que também tem mas eu não consegui entender direito como funciona e perdi o interesse nesse recurso porque agora não uso mais clientes de mensagens ( nem no Windows ).

        Acredito que o Melih tem que se preocupar em fornecer ao mercado produtos que lhe gerem receita ás suas empresas ( lógico ). Ele, pelo jeito, tenta um mix de produtos pagos e outros gratuitos fazendo destes últimos uma alavancagem dos primeiros com mais tendência ao modelo de negócio do Google quando oferece o CIS, uma suíte com tantos recursos de suítes pagas e gratuita, para os usuários de todo o mundo ( chegou a ser gratuita até para empresas, né ? ).

        Então, investir no Comodo para o Linux não deve lhe interessar em nada pois os desktops tendem a sumir do mercado ou a ter uma participação menor ( pequenas e grandes empresas, Estados nacionais e sei lá mais onde ) pois a tecnologia dos poderosos do mundo avança, alimentada com o meu e com o teu sangue ( somos robozinhos teleguiados, acredite, pelo menos, menos que na China e em outros países comunistas ditos socialistas que, ao fim e ao resto, o mundo todo está mergulhado nessa ideologia maldita, com maior ou menor intensidade, bem amarradinho: e aí vai querer morrer pelo ” Brasil dos donos do mundo ” ? ).

        Essa ideia de proteção por camadas para o Linux acho que não faz muito sentido a não ser que venham a adotar o que andam dizendo de, ” jeito Windows de resolver as coisas sem complicações “, pois esse sistema é bem complicado e chato ( é coisa de nerd mesmo ). Mas as coisas tendem a ficar diferentes e o desktop vai acabar sumindo pra valer e virar peça de museu assim como os notebooks e tablets.

        Isso é tudo mundo, Matheus, tudo isso ” jaz no maligno ” como dizia o apóstolo João há 2 mil anos e já prevendo o fim com o, Livro do Apocalipse, o último livro da Bíblia. Sabe que nem eu e nem ninguém de todos nós vai estar vivo neste planeta para ver e iremos para o andar de cima ou o de baixo ( nem o corpo iremos levar ). Meus pais e avós já morreram e alguns amigos também e hoje todos são pó.

  4. Igor says:

    Joao Roberto,

    Poderia me ajudar com o que você escreveu sobre importar o Nano? Obrigado desde já

    Oi Igor,

    No Firefox instale o Ublock Origin, e depois através o Ublock, importe o Nano Adblocker! Qq dúvida, poste, que te passo o caminho! Abçs.

    • João Roberto says:

      Oi Igor,

      Com o navegador conectado abra o Ublock Origin, vá em Listas de filtros, navegue até “Personalizado”, clique na letra “i” após a palavra Importar.
      Vai abrir a página do desenvolvedor, navegue para baixo nesta página até “ Resources”, navegue para baixo novamente e clique em “FiltersList”. Na página aberta do FilterList à direita em baixo, clique em “NEXT” até aparecer as opções do Nano. Provavelmente página 131. Clique em “Details” na opção depois em “SUBSCRIBE”, se tiver duas escolhas aceite um servidor e aceite a instalação. Faça isso nas 3 opções do Nano.
      Poste se deu certo. Qq dúvida, poste novamente. Abçs.

      • Igor says:

        Muito obrigado João Roberto!

        Perfeito!

        Ótimo resto de semana!

      • João Roberto says:

        Que bom, Igor! Feliz 2019! Abçs.

      • Victor Hugo says:

        João Roberto,
        Muito obrigado!!!!
        Um excelente muito feliz ano novo pra você também!

        Abraço!

      • Celso says:

        Eu tinha visto esse link para baixar e instalar no pc… Como podemos verificar obtém apenas o link para instalar diretamente nos navegadores Chrome e Edge…João Robreto vc baixou e instalou no Firefox?… Pq na verdade pelo que eu li em um tópico do próprio GitHub, aquela instalação é o backup da última versão do firefox do Nano Adblocker para Firefox, inclusive, tem o backup da última atualização do Nano tbm…. mas que não vai obter mais atualização no Firefox.

        E um membro escreveu a resposta do desenvolvedor sobre o fim do Nano Defender e Adblock para Firefox: “Eu não tenho tempo para lidar com a política estranha da Mozilla. Eu sei como usar corretamente innerHTMLe não preciso ter uma biblioteca DOM vetada.
        Também não quero manter 3 versões diferentes, a compilação Edge é um shim no topo da compilação do Chromium, ao contrário da compilação do Firefox, que é completamente diferente.”

      • Celso says:

        Link das extensões da Mozilla que baixava o Nano Adblocker

        https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/real-nano-defender/

    • Celso says:

      E pra quem quer verificar o link, não precisa fazer todo o caminho, é só acessar direto:

      https: // github.com/NanoAdblocker/NanoCore

Deixa aqui o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: